O Ministro dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Carlos Zacarias, inaugurou, na segunda-feira (03), na cidade de Chimoio, província de Manica, o primeiro entreposto comercial onde funciona a Unidade de Gestão do Processo de Kimberley, Metais Preciosos e Gemas.
O país ainda prevê instalar mais centros de certificação de pedras preciosas, diamantes e gemas para permitir a sua livre circulação no território nacional, avança o Notícias.
Processo de Kimberley é um mecanismos internacional que permite a venda de pedras preciosas dentro de um circuito legal, desde que tenham sido extraídas legalmente mediante certificação.
Após inaugurar a infraestrutura, Carlos Zacarias disse esperar ver facilitados os mecanismos e condições para a exportação e importação de diamantes em bruto e gemas, na província, em particular, e país em geral.
“[Hoje] lançamos a pedra angular para o arranque de mais empreendimentos estruturantes, principalmente no campo da adicção de valor aos nossos recursos minerais dentro do país, que vão impulsionar o desenvolvimento industrial económico”, disse.
O MIREME vai trabalhar para assegurar a avaliação, pesagem, selagem e autorização para exportação dos produtos minerais.
Através da Unidade de Gestão do Processo de Kimberley, Metais Preciosos e Gemas o sector está a implementar um programa de instalação e modernização de infraestruturas para atender à demanda de exportação de metais preciosos.
Deixe uma resposta