Carlos Siliya eleito secretário-geral da ACLLN

Carlos Siliya eleito secretário-geral da ACLLN

Carlos Jorge Siliya foi, na noite de ontem, eleito secretário-geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLN), com 103 votos.

Carlos Jorge Siliya é eleito para o cargo na sequencia da morte do antigo Secretário-geral da ACLLN, Fernando Faustino, no dia 23 de Novembro de 2024, vítima de doença.

O Presidente da Frelimo, Daniel Chapo, recomendou ao novo Secretário-geral para, no exercício das suas funções, manter viva a linha orientadora da Frelimo, defendendo resolutamente os valores e princípios do partido, para que a ACLLN continue a ser a fonte inesgotável da consolidação da unidade nacional, soberania, independência, bem como da paz, reconciliação e do desenvolvimento sustentável do país.

“Recai sobre si, a gigantesca responsabilidade de garantir a união e coesão dos veteranos e descendentes do Rovuma ao Maputo, mas também a defesa dos seus direitos consagrados na lei e no estatuto dos combatentes”, referiu citado pela AIM.

Chapo sublinhou que deve ser um dirigente aglutinador, que capitaliza ao máximo a larga experiência dos veteranos da luta de libertação nacional para que a ACLLN continue sempre na vanguarda das vitórias e nos exercícios que o partido tem pela frente.

Carlos Siliya é antigo combatente e natural de Niassa. Tem 72 anos. Foi ministro dos Combatentes entre 2020 e derrotou o antigo secretário do Comité Central de Verificação, Raimundo Diomba (67 votos); e Ágata Tadeu, que de Novembro do ano passado até este sábado era secretária-geral interina da ACLLN.

Chapo disse esperar que Siliya seja um dirigente proactivo, que busca oportunidades para os antigos combatentes empreenderem iniciativas de geração de renda para terem habitação e ao mesmo tempo viverem condignamente com as suas famílias e, para o efeito, pode contar com o apoio do Governo.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.