O Canadá acaba de anunciar um apoio financeiro adicional de 500.000 dólares canadianos para o fundo global do processo de paz, no âmbito dos esforços de reintegração e reconciliação nacional.
O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela embaixadora do Canadá para a Mulher, Paz e Segurança, Jacqueline O’Neill, em Pemba, no encerramento da missão de três dias a Moçambique.
Desde a assinatura do Acordo de Maputo para a Paz e Reconciliação Nacional em 2019, o Governo, a RENAMO e o povo de Moçambique tomaram medidas importantes para abrir um caminho para a paz e a segurança, refere o comunicado do Canadá.
No mesmo documento, Canadá diz ainda que orgulhar-se de ter apoiado o acordo de paz desde a sua criação e aplaude o Secretariado do Processo de Paz e o Gabinete das Nações Unidas para Serviços de Projectos pela sua dedicação em garantir que todas as partes interessadas pudessem cumprir os seus compromissos.
O financiamento adicional ora anunciado eleva a contribuição total do Canadá para o processo de paz nacional em Moçambique para 5 milhões de dólares canadianos desde 2019.
O Canadá continua empenhado em apoiar Moçambique nos seus esforços contínuos para construir comunidades prósperas, inclusivas e pacíficas, nomeadamente através da reconciliação contínua, da descentralização, da promoção da igualdade de género na construção da paz e da protecção dos direitos humanos.
Deixe uma resposta