A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) recebeu a autorização para passar a organizar internamente cursos do nível B e A da Confederação Africana de Futebol (CAF), depois de preencher e submeter todos os requisitos para o efeito.
A CAF informou à FMF que a cumpriu as condições necessárias para adesão à nova Convenção da CAF (CAF Coaching Convention), o que permite a FMF iniciar os cursos de treinadores para obter a Licença CAF B e A. Há seis anos que Moçambique apenas ministrava cursos de nível D e C.
Entretanto, as formações não podem iniciar sem uma avaliação das consdicoes técnicas e administrativas. Pelo que, a CAF vai enviar a Maputo dois especialistas (instrutores) para o efeito.
As condições para a aprovação foram as seguintes:
- Assinatura do requerimento à Convenção;
- Envio dos documentos exigidos, nos 8 critérios da Convenção;
- Solicitação de curso de nível mais alto; e
- Organização do curso após aprovação CAF.
A avaliação da CAF ao dossier submetido pela FMF incidiu sobre o número de horas, os conteúdos teóricos e práticos, o perfil dos formadores e participantes e a metodologia de ensino baseada na interactividade e ensino em condições reais de trabalho.
Moçambique junta-se assim a países como a Tunísia, Marrocos e Argélia que já aderiram à nova convenção de treinadores da CAF.