Venâncio Mondlane, candidato presidencial apoiado pelo partido Podemos, promete legalizar a mineração artesanal e criar mais oportunidades de trabalho para os jovens de Montepuez, na província de Cabo Delgado.
“A nossa proposta é legalizar aquilo que eles chamam de garimpeiros ilegais. O povo que nasceu nesta terra, dizem que é criminoso e ilegal, mas aqueles que não são da terra vêm pra aqui sem licença, exploram os recursos minerais e não deixam nada. Levam tudo para o estrangeiro”, disse Venâncio Mondlane, citado pelo “O País.”
Mondlane falava neste Domingo, durante um comício, em Montepuez, província de Cabo Delgado.
O candidato presidencial denunciou supostos esquemas que visam roubar votos e deu garantia de que serão travados a todo o custo.
“Eles estavam habituados, durante esse tempo todo, a fazer essas máfias e, no fim, falavam com aquele meu antigo chefe para receber envelopes por baixo da mesa.
Se acham que vão voltar a usar mentiras, fraudes, manipulação, roubar a vontade do povo, é bom saberem que, desta vez, vai ser diferente, porque os jovens já me disseram que estão disponíveis a perder a sua vida para defender este país”, disse o candidato à Presidência da República.
Disse, ainda, que tais fraudes serão combatidas em honra de Afonso Dhlakama, antigo presidente do partido Renamo, movimento político que abandonou recentemente.
“Eu queria, aqui, perante vocês, dizer que este ano de 2024 é o ano para nós honrarmos o homem que ficou 40 anos a lutar por este povo e que morreu nas montanhas como um desgraçado para defender o povo. Este ano, nós não vamos aceitar nenhuma máfia em memória, em honra de Afonso Dhlakama”, finalizou.
Na interacção com os eleitores, Mondlane também ensinou ao público como pode votar e apelou para que todos afluam às urnas.
Deixe uma resposta