O candidato independente Venâncio Mondlane escalou a província de Cabo Delgado para divulgar o seu manifesto eleitoral. Aos potenciais eleitores na cidade de Pemba, o candidato suportado pelo partido Podemos prometeu que vai acabar com a isenção de impostos nas empresas que exploram recursos minerais.
“Essas empresas veem tirar ouro, diamante, riquezas, mas a sede deles está em Maputo. Mas, a partir de 2025, todas as empresas que exploram riquezas de Cabo Delgado devem instalara as sedes aqui… devem pagar todos os impostos. Não há mais isenção de impostos para essas empresas” disse, prometendo fazer da província um polo de prosperidade ao nível de territórios como o Dubai e o Catar.
O candidato presidencial anunciou que tem pretensões de renegociar os contratos dos mega-projectos de modo que o Estado possa arrecadar mais impostos e se construam mais infra-estruturas públicas, bem como se pague melhores salários aos funcionários públicos.
Mas também tem, no plano de governação, estratégias para as empresas poderem assegurar o processamento local dos recursos minerais, criando cadeia de valor para a empregabilidade de jovens.
Além disso, prometeu bolsas de estudo para filhos dos combatentes de libertação nacional e da luta pela democracia, bem com merenda escolar para crianças no ensino primário. “Não interessa se a criança é de pai rico ou pai pobre”.
Deixe uma resposta