Cabo Delgado: Terroristas roubam ambulâncias e medicamentos em Quissanga

Cabo Delgado: Terroristas roubam ambulâncias e medicamentos em Quissanga

Um grupo de insurgentes islâmicos roubaram duas ambulâncias durante o mais recente ataque ao distrito de Quissanga, que ocorreu em Março último, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Segundo fontes citadas pelo jornal “O País”, além das duas ambulâncias, os terroristas roubaram igualmente uma outra viatura do Estado. “As viaturas foram carregadas em embarcações, e não sabemos para onde levaram, mas ouvimos que as as viaturas estão a ser usadas pelos terroristas no distrito de Macomia”, revelou um residente de Quissanga.

Além de viaturas e outros bens da população e do Estado, o grupo roubou medicamentos e destruiu várias casas e edifícios.

“Eles entraram em Quissanga por volta das oito horas do dia dois de Março e só saíram no dia 17 de Março. Eram cerca de 500 homens e vinham com uniformes de militares, de policiais, e traziam quase todo tipo de armas, mas não chegaram a disparar nem uma vez e não mataram ninguém, apenas roubar bens das pessoas que abandonaram as casas por medo e incendiaram a esquadra da polícia, a residência do administrador e todas tendas onde funcionavam algumas instituições do Estado foram queimadas”, lê-se na mesma publicação do jornal “O País”.

Entretanto, assim como em Quissanga, em Quirimba o grupo armado roubou quantidades consideráveis de produtos alimentares que encontraram nos estabelecimentos comerciais e deixaram a população com fome.

A província de Cabo Delgado enfrenta ataques terroristas há mais de seis anos, que levaram a uma resposta militar desde Julho de 2021, com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, libertando distritos junto aos projectos do gás.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.