Cabo Delgado: Terroristas ocuparam localidade de Mucojo

Cabo Delgado: Terroristas ocuparam localidade de Mucojo

O posto administrativo de Mucojo, no distrito de Macomia, em Cabo Delgado, está sob controlo dos terroristas desde domingo, segundo relatos da população, que está a coabitar com os insurgentes.

Uma fonte citada pela RTP África disse que os terroristas tranquilizaram a população, explicando que o seu objectivo é confrontar os militares.

No entanto, os habitantes estão receosos porque os terroristas já utilizaram a mesma explicação em outras ocasiões.

Nas últimas semanas Mucojo foi palco de diversos ataques. Informações obtidas esta semana davam conta que as tropas moçambicanas abandonaram os seus postos de combate temendo novos confrontos.

Antes da ocupação, eles teriam enviado uma carta às Forças de Defesa e Segurança, a 18 de Janeiro, para livrarem o local. “Caso ao contrário sofreriam duros golpes “, segundo uma fonte de Macomia citada pelo portal.

Apesar do alerta sobre a tomada da localidade, parte da população permanece em Mucojo e os veículos circulam quase normalmente, segundo os relatos locais.

“Acho que o Governo deveria apertar o cerco, de Macomia a Mucojo. Os carros continuam a circular, as pessoas continuam lá, isso é estranho. Se calhar os insurgentes podem estar a conviver connosco aqui, na sede de Macomia”, lamentou por sua vez um líder comunitário a partir da sede distrital e que também acolheu uma família composta por sete membros em fuga de localidade tomada.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.