Cabo Delgado: Terroristas instalam “Postos de Extorsão” entre Macomia e Mocímboa da Praia

Cabo Delgado: Terroristas instalam “Postos de Extorsão” entre Macomia e Mocímboa da Praia

Terroristas que actuam no Norte de Moçambique, com epicentro em Cabo Delgado, encontraram um modo mais ousado de “autofinanciamento” das suas operações e manutenção logística.

É que, conforme avança O País, citando o Governador daquela província, os terroristas instalaram “Postos de Extorsão” na estrada N380, entre Macomia e Mocímboa da Praia, onde se atacam automobilistas e saqueiam seus produtos.

Segundo Valige Tauabo, que denomina as recentes incursões terroristas de “bolsinhas”, as Forças de Defesa e Segurança ainda não foram chamadas para fazer a escolta, “… porque não é um movimento estável”.

Disse o Governador que ainda é possível transitar pelo troço, até porque se se suspendeu a escolta naquela zona foi por ter havido sinas de melhoria e estabilidade.

“Isto é uma acção de terror. É uma acção que eles usam forçosamente para fazer as cobranças. Não é portagem nenhuma. Por outro lado, neste percurso de Macomia, há transitabilidade, mas quando eles têm brechas devido à fome, eles mandam parar as viaturas, fazem cobranças e levam todos os produtos que encontram”, referiu citado pelo portal.

Conforme notou, o facto de o movimento terrorista estar a ser verificado em alguns distritos revela a presença e continuidade “dos que fazem mal às populações”.  

“O trabalho dos que fazem perseguição dos que fazem mal à população continua” disse.

Tauabo escusou-se afirmar se os ataques em Cabo Delgado continuam ou não, destacando, entretanto, que continuam os trabalhos de aferição da presença de terroristas na província.

“Isto quer dizer que os terroristas ainda existem em algumas zonas até que se afira da melhor forma, no sentido de que em nenhum sítio deve haver esse movimento. Então, nessa altura diremos que a província está estável” disse.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.