Populares do distrito de Quissanga, em Cabo Delgado alertam que os elementos do Estado Islâmico podem estar a estabelecer uma nova base nas matas daquela região.
Uma publicação da Carta de Moçambique refere que o alerta surge após a circulação de informações que dão conta de que terroristas foram vistos no passado fim-de-semana em algumas machambas na zona de produção conhecida por Ntapuati.
“Passaram pelas machambas, mas não fizeram mal a ninguém. Disseram para trabalhar à vontade”, refere a mesma publicação, citando fontes locais, sublinhando que os camponeses foram apanhados de surpresa a colher e a raspar mandioca para secar.
Outros residentes de Quissanga suspeitam que os terroristas vistos na zona de Tororo podem ser parte dos que fugiram das ofensivas das Forças de Defesa e Segurança e das tropas do Ruanda no Posto Administrativo de Mucojo, distrito de Macomia.
Contudo, uma das fontes garantiu que a vida na sede do distrito de Quissanga, Bilibiza e Mahate decorre normalmente, a avaliar pelo decurso da campanha de vacinação contra o sarampo lançada ontem (segunda-feira) em todo o distrito, onde brigadas móveis percorrem as aldeias sem nenhuma dificuldade.
(Foto DR)
Deixe uma resposta