Militares de diversos países integrados na Missão Militar da Comunidade dos Países da África Austral (SAMIM) foram distinguidos com medalhas, no sábado, pelo chefe da missão, Mpho Molomo.
O acto público, segundo o Notícias, teve lugar no Estádio Municipal de Pemba, e contou com a presença do Chefe o Estado Maior General, Joaquim Mangrasse, o Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, António Supeia, entre outros.
Ele disse que a distinção representa o reconhecimento da valentia dos colegas de todos os países integrantes da Missão, incluindo os moçambicanos.
Por outro lado, Molomo frisou à imprensa que a SAMIM vai se retirar, oficialmente, do Teatro Operacional Norte, a 15 de Julho próximo, com o sentido de “missão cumprida”.
Ele disse que uma possível extensão da estadia da SAMIM terá de se basear em decisões políticas. No entanto, a retirada completa das tropas pode levar mais tempo dada a existência de vasto material por retirar.
O objectivo da SAMIM era o de assegurar o restabelecimento da segurança nos distrito de Muidumbe, Mueda, Macomia e Nangade, assolados pelo terrorismo.
Como prova do sucesso, Molomo apontou o regresso paulatino das populações para as zonas anteriormente controladas pelos terroristas.
“Como sabem, não é só com armas que se acaba com o terrorismo. É mais do que isso, mas nós fizemos a nossa parte”, disse.

Deixe uma resposta