​Cabo Delgado/Terrorismo: SAMIM distingue militares de vários países

​Cabo Delgado/Terrorismo: SAMIM distingue militares de vários países

Militares de diversos países integrados na Missão Militar da Comunidade dos Países da África Austral (SAMIM) foram distinguidos com medalhas, no sábado, pelo chefe da missão, Mpho Molomo.

O acto público, segundo o Notícias, teve lugar no Estádio Municipal de Pemba, e contou com a presença do Chefe o Estado Maior General, Joaquim Mangrasse, o Secretário de Estado na província de Cabo Delgado, António Supeia, entre outros.

Ele disse que a distinção representa o reconhecimento da valentia dos colegas de todos os países integrantes da Missão, incluindo os moçambicanos.

Por outro lado, Molomo frisou à imprensa que a SAMIM vai se retirar, oficialmente, do Teatro Operacional Norte, a 15 de Julho próximo, com o sentido de “missão cumprida”.

Ele disse que uma possível extensão da estadia da SAMIM terá de se basear em decisões políticas. No entanto, a retirada completa das tropas pode levar mais tempo dada a existência de vasto material por retirar.

O objectivo da SAMIM era o de assegurar o restabelecimento da segurança nos distrito de Muidumbe, Mueda, Macomia e Nangade, assolados pelo terrorismo.

Como prova do sucesso, Molomo apontou o regresso paulatino das populações para as zonas anteriormente controladas pelos terroristas.

“Como sabem, não é só com armas que se acaba com o terrorismo. É mais do que isso, mas nós fizemos a nossa parte”, disse.

Receba a nossa Newsletter

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.