O Governo de Cabo Delgado decidiu adiar para Janeiro de 2025, a realização dos exames finais em 20 escolas do distrito de Macomia, devido aos ataques terroristas que forçaram a paralisação das aulas durante três meses e três semanas.
Numa publicação da Carta de Moçambique, o Chefe do Departamento Pedagógico da Direcção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano, em Cabo Delgado, Rachide Sualehe, assinalou que os exames finais naquele distrito afectado pelo terrorismo desde 2017, irão realizar exames finais no dia 6 de Janeiro de 2025, fora do calendário definido pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINED).
A ideia, segundo o responsável, é estender as aulas até fim de Dezembro por forma a recuperar o tempo perdido, avançando que os professores já foram orientados para o efeito.
“Chegamos a um consenso de que o calendário escolar será estendido até ao fim de Dezembro. Os exames finais não serão realizados em 2024. Em vez disso, a leccionação continuará durante o mês de Dezembro e os exames serão realizados a partir de 6 de Janeiro de 2025”, explicou, informando que a segunda chamada está prevista para terminar no dia 17 de Janeiro.
(Foto DR)
Deixe uma resposta