O Presidente da República, Filipe Nyusi, assegurou, no sábado, em Maputo, que a lista nominal de alguns cabecilhas do terrorismo que assola a província de Cabo Delgado, desde Outubro de 2017, serão divulgados em breve.
A lista deverá ser apresentada aos moçambicanos quando a nação comemorar o dia das Forças Armadas e Defesa de Moçambique (FADM), a 25 de Setembro.
O Chefe de Estado falava no âmbito das celebrações do jubileu de ouro (50 anos) do dia da Vitória, ou seja, dos Acordos de Lusaka, de 07 de Setembro de 1974, que marcaram o auge das negociações para a cessação de hostilidades militares entre Moçambique e Portugal, e a abertura para a preparação da proclamação da independência do território moçambicano.
Na ocasião, Nyusi enalteceu o empenho abnegado de antigos combatentes que se disponibilizaram para combater “o novo inimigo” naquele ponto do país, “apesar da idade avançada que carregam”. Mas também, reconheceu as acções combinadas entre as Forças de Defesa e Segurança e as Forças do Ruanda que têm travado as acções dos insurgentes.
Deixe uma resposta