Os residentes do distrito de Mocímboa da Praia, na província moçambicana de Cabo Delgado, no norte do País, estão a enfrentar momentos de pânico, na sequência da movimentação de terroristas islâmicos na região.
O clima de medo e tensão surge depois de os moradores do bairro Milamba, na vila de Mocímboa da Praia, terem constatado que, desde a passada segunda-feira, várias ruas estão bloqueadas com objectos pesados para impedir a livre circulação de pessoas e seus bens.
De acordo com Carta de Moçambique, parece que as barricadas foram colocadas naquele bairro na noite de segunda-feira. Na mesma zona no passado terão saído muitos jovens para se juntarem aos terroristas.
Os moradores explicam que o que os intriga é o facto de a situação estar a ocorrer numa zona que é regularmente patrulhada pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas.
A montagem de barricadas em Mocímboa da Praia e a movimentação de grupos terroristas no mesmo bairro, que foi onde ocorreram os primeiros ataques terroristas em 2017, aconteceu no mesmo dia em que o Presidente da República, Daniel Chapo, disse num comício em Pemba que o Governo está empenhado na luta contra o terrorismo e também contra manifestações violentas que, “não são diferentes dos ataques perpectrados por terroristas”.
(Foto DR)
Deixe uma resposta