Cabo Delgado: Kagame diz que 80% do problema do terrorismo está resolvido

O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, garante que o problema do terrorismo, na província de Cabo Delgado, está 80% resolvido. A fonte diz que grande parte dos deslocados já pode regressar às suas zonas de origem.

Paul Kagame, que falava à imprensa, em Kigali, na semana finda, disse que há avanços no combate ao fenómeno.

“Quanto à segurança e a estabilidade em Moçambique, na área onde trabalhamos junto dos moçambicanos para tornar seguras as zonas afectadas, principalmente na província de Cabo Delgado, posso dizer seguramente que o problema foi em grande parte resolvido”, disse o presidente ruandes à imprensa local citada pelo “O País”.

“Vemos muitos progressos. Podemos afirmar que talvez 80% do problema tenha sido resolvido”, disse Paul Kagame, Presidente do Ruanda”, acrescentou.

Segundo Kagame a melhoria da situação está a permitir que as populações voltem às suas zonas de origem e a retoma normal das actividades económicas.

“Grande parte das pessoas deslocadas estão a regressar às suas vilas e casas e a retomar as suas actividades. Achamos que a presença das tropas da SADC, distribuídas naquela área, é que propiciam a retoma da segurança e estabilidade”, referiu o estadista do Ruanda.

“As actividades económicas tendem a ser retomadas, incluindo alguns investimentos como o da empresa Total, que já tenciona retomar as actividades. É natural que haja pequenos aspectos que devam ser ultrapassados para que eles retomem, mas acredito que tal será possível com a colaboração das várias forças junto da força local, onde já é possível ver alguns progressos”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.