Cabo Delgado: Inaugurado Quartel da Polícia de Intervenção Rápida Eng° Filipe Jacinto Nyusi

Cabo Delgado: Inaugurado Quartel da Polícia de Intervenção Rápida Eng° Filipe Jacinto Nyusi

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou este sábado (28), no distrito de Metuge, província de Cabo Delgado, o novo Quartel da Polícia de Intervenção Rápida Eng° Filipe Jacinto Nyusi, o primeiro e o maior desta força, alguma vez construído após a independência de Moçambique.

A nova infra-estrutura, fruto de um investimento de cerca de 186 milhões de meticais (2,97 milhões de dólares), ocupa uma área de cerca de 159 hectares.

A sua estrutura inclui vários compartimentos, tais como oito residências para oficiais, quatro para generais, um complexo misto de refeitórios, um complexo administrativo, para além de um campo de tiro.

Por isso, disse Nyusi, a força da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) deve ser motivo de orgulho da excelência da Polícia da República de Moçambique (PRM) e dos moçambicanos, no geral.

Explicou que “a sua intervenção surge apenas em situações em que a reposição da ordem não seria possível, recorrendo a meios normais”.

A UIR é uma força cuja intervenção é chamada em situações de grande tensão, conflitos que, à olho nu, ameaçam a integridade física e a vida dos cidadãos.

Neste contexto, diz o chefe do Estado, à esta unidade exige-se elevado patriotismo, integridade, disciplina e altos padrões de profissionalismo, “valores que se perpetuam como cultura, por isso grafema respeito e admiração dos colegas e de toda a sociedade”.

Segundo Nyusi, a inauguração do quartel da UIR resulta da persecução do pacto assumido pelo governo para a construção de um quartel que, para além dos seus objectivos específicos, constitua mais uma iniciativa relevante para a protecção da província de Cabo Delgado.

O quartel resulta da necessidade de apetrechar as forças da lei e ordem com infra-estrutura condigna para que os seus recursos humanos elevem o seu nível de desempenho e prestem maior serviço de protecção às populações e seus bens. (Texto: AIM)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.