O administrador do distrito de Chiúre, na província de Cabo Delgado, Oliveira Amimo, avançou que o Governo e os parceiros estão a mobilizar fundos para assistir as famílias deslocadas vítimas de terrorismo. Trata-se de apoio em produtos alimentícios e de limpeza para evitar a eclosão da cólera.
Segundo o administrador, citado pela Zumbo FM Notícias, as instituições estão no terreno a trabalhar embora com algumas limitações, sobretudo o Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGD), o Programa Mundial de Alimentação (PMA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Internacional das Migrações (OIM.
“Estamos à procura de condições para podermos apoiar estas famílias. O Governo está a fazer o esforço para poder assistir essas famílias que devido a situação acabaram se instalar aqui a nível da sede do distrito de Chiúre”, adiantou o administrador.
Contudo, a fonte acrescentou que, actualmente, mais de duas mil famílias deslocadas provenientes dos postos administrativos de Mazeze e Chiúre velho encontram-se na vila sede do distrito de Chiúre e a tendência é que o número de deslocados aumente nos próximos dias.
Deixe uma resposta