Cabo Delgado: Forças de defesa perseguem terroristas em Mahipa no distrito de Chiúre

As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e as Forças de Defesa do Ruanda entraram em confronto com um grupo de terroristas na região de Cabo Delgado. O incidente ocorreu nas aldeias de Mahipa e Onmala, levando o grupo a fugir em direção às aldeias de Naphala e Nguira, no Distrito de Chiúre.

De acordo com as fontes citadas pelo portal “Defesa Moz”, as FADM e as forças de segurança do Ruanda estão ainda em perseguição aos terroristas, com vista a devolver a estabilidade após a ocorrência dos ataques esporádicos em alguns distritos da província.

“Até o momento, não há informações sobre baixas ou capturas durante o confronto. No entanto, a operação em curso destaca a determinação das forças de segurança em erradicar o terrorismo na região”, lê-se no mesmo portal.

Na semana passada, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, garantiram que estão em curso operações que visam perseguir os terroristas que criaram pânico no distrito de Chiúre.

Na semana passada, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou que mais de 800 pessoas fugiram da violência armada em apenas cinco dias de ataques terroristas em Cabo Delgado.

A actualização da OIM, feita na última quinta-feira, e citada pela VOA, indica que os mais de 800 deslocados foram mapeados nos distritos de Macomia, Mecúfi e Chiúre, sendo que foi neste último distrito onde se registou o mais recente ataque islâmico, com o assalto ao posto administrativo de Mazeze.

Face ao cenário, a Embaixada da França em Moçambique apela aos seus cidadãos a não viajarem para os distritos de Mocímboa da Praia e Palma, bem como à cidade de Pemba, “devido à ameaça terrorista’’.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.