A petrolífera italiana Eni está à procura de um parceiro para realizar novas perfurações offshore junto à Área 4, na Bacia do Rovuma, na província de Cabo Delgado, no próximo ano.
Assim, a petrolífera, que já explora gás natural com o projecto Coral Sul, vai contratar uma plataforma para perfurar, complementar e avaliar quatro poços.
De acordo com o Notícias, a Eni partilhou as informações na quarta-feira (13), sem, no entanto, avançar os objectivos do plano. Sabe-se, porém, que a concessionaria da Área 4, no Rovuma, tem na agenda planos para a instalação de uma segunda plataforma flutuante de exploração de gás natural ao largo da Costa norte de Moçambique. Este plano é tido como o método mais eficiente para maximizar as potencialidade da área.
A instalação de uma segunda plataforma está sujeita à aprovação do Governo, e estima-se que a mesma tenha um custo de sete mil milhões de dólares.
De acordo com a Eni, a nova estrutura, que possivelmente comece a produzir no segundo semestre de 2027, terá uma profundidade de água nominal de três mil metros e uma perfuração mínima de 5500 metros.
Deixe uma resposta