A Eletricidade de Moçambique (EDM) em Cabo Delgado, sofreu prejuízos de 4 milhões de meticais, durante o primeiro trimestre do ano de 2024, como consequência de ligações clandestinas, furto de óleo transformador e vandalização das infra-estruturas.
“Nos primeiros 3 meses estamos a estimar quase de 4 milhões de meticais em termos daquilo o que nós calculamos do roubo de energia, consumo fraudulento neste caso, assim como das vandalização das nossas infra-estruturas, como é o caso de roubo de partes activas e do óleo de transformador.” – disse o Director Provincial da EDM em Cabo Delgado citado pelo Zumbo FM.
Hermínio Ássamo, fez saber ainda que, tendem a reduzir acções fraudulentas no presente ano, pelo que, no ano passado foram registados prejuízos avaliados em 12 milhões de meticais, nos primeiros três meses.
“Contra 2023, houve uma redução substancial, porque no passado até esta altura estávamos a fazer cálculos em torno de 12 milhões de meticais. Não digo que estamos bem, mas visto que existe uma conscientização por parte dos clientes, através dos apelos que temos vindo a lançar,” – vincou a fonte.
Ao todo, segundo deu a conhecer a fonte, no primeiro trimestre do ano em curso a EDM detectou em Cabo Delgado, 220 fraudes em todas as áreas.
Deixe uma resposta