A província de Cabo Delgado poderá receber um orçamento especial para lidar com os desafios de estabilidade e segurança à medica que as vítimas do terrorismo regressam às zonas de origem.
De acordo com o Notícias, que cita o Presidente de Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República (AR), António Niquisse, a proposta de um orçamento especial para a província pode ir a debate no parlamento.
“Vamos verificar as especificidades decorrentes desta necessidade que Cabo Delgado tem, por conta do esforço necessário à área da defesa e segurança. Acho que haverá um suplemento que represente a dimensão destes desafios para que se garanta o restabelecimento total da segurança e, de forma incondicional, as populações possam locomover-se e desenvolver as suas actividades. A vida tem de voltar à normalidade”, disse.
Ele falava na semana passada, naquela província, no âmbito de uma reunião entre deputados e o Governo local. Niquice vai ainda trabalhar em Nampula e Zambézia para identificar os aspectos que possam contribuir para melhorar a capacidade de planificação, orçamentação, realização, reporte e controle interno, e verificar os avanços na elaboração das propostas para o Plano Economico e Social e Orçamental do Estado para o próximo ano.
Por outro lado, vai inteirar-se dos desenvolvimentos no sector empresarial, com enfoque para a indústria extractiva, mas também apurar as oportunidades para melhor gerir as finanças públicas, e tomar nota das actividades fiscalizadoras as Assembleias Provinciais.
Deixe uma resposta