O secretário permanente do distrito de Mecúfi, Adriano César, avançou que a situação está normal no distrito, mas reina ainda um clima de medo junto da população por conta do que se passou em algumas aldeias do distrito de Chiúre.
“Neste momento pode-se assumir que a situação está normalizada, mas há um clima de medo da população em relação à situação que se vive no distrito de Chiúre”, disse Adriano Cesar, citado pelo Zumbo FM Notícias.
Dados da Organização Internacional das Migrações (OIM) indicam que dos ataques ocorridos entre 8 e 25 de Fevereiro sobretudo nos distritos de Chiúre e Macomia, provocaram respectivamente 54.534 e 2626 deslocados.
A província de Cabo Delgado enfrenta há seis anos uma insurgência armada com alguns ataques reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, que levou a uma resposta militar desde Julho de 2021, com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projecto de registo de conflitos ACLED.
Deixe uma resposta