O presidente de Botsuana declarou a tarde de sexta-feira feriado para celebrar Letsile Tebogo, que conquistou a primeira medalha de ouro olímpica do país ao vencer os 200 metros rasos em Paris.
Tebogo triunfou sobre os velocistas norte-americanos Kenny Bednarek e Noah Lyles para conquistar o primeiro título africano de 200 metros e se tornar o quinto homem mais rápido da história na distância.
O jovem de 21 anos correu usando sapatilhas com a data de nascimento de sua mãe, dizendo que a carregou consigo, em uma homenagem, após sua morte em Maio.
“Sua Excelência, o Presidente Masisi, deseja declarar que, em nome de todos os cidadãos, ele aplaude Letsile e agradece incessantemente à sua falecida mãe”, escreveu o Presidente Mokgweetsi Masisi em uma declaração publicada no X.
Masisi disse que a conquista de Letsile “merece que a nação pare e o celebre de uma maneira única, apropriada e responsável, que ficará gravada nos anais da história da República”.
Masisi postou na quinta-feira que sua voz estava “completamente perdida” de tanto gritar palavras de incentivo para a televisão enquanto assistia Tebogo vencer em 19,46 segundos. (Reuters)
Deixe uma resposta