BMW apresenta automóvel totalmente reciclável

A electrificação da gama automóvel está em curso para todas as marcas automóveis, e a BMW não é excepção. Com cada vez mais modelos eléctricos e híbridos as empresas estão a abandonar os combustíveis fósseis, tentando reduzir a pegada ecológica de cada carro. Há pouco tempo Oliver Zipse, CEO da BMW, indicou que a empresa vai apostar numa nova geração de baterias a partir do próximo ano, que irá alimentar modelos como o i4, ix SUV, entre outros modelos que serão fabricados nos próximos tempos.

Mais ou menos ao mesmo tempo que Zipse lançou esta informação no mercado, a StoreDot afirmou ter criado o “primeiro” protótipo de bateria com predominância de silício do mundo, capaz de recarregar em apenas 10 minutos, que, segundo a empresa, estará pronto para produção em massa em 2024.

Segundo o portal “greensavers”, os tempos de carregamento de 10 minutos são os Santo Graal dos pesquisadores de baterias, mas aqui está a parte interessante: os protótipos da empresa usam o formato 4680 preferido pela Tesla.

Informações sobre baterias à parte, a BMW apresentou no Salão Automóvel de Munique o concept-car CirCular, uma amostra de como a empresa pensa que os carros do futuro serão. Os detalhes são poucos, excepto que o carro se destina à produção em 2040 e foi projectado para ser 100% reciclável. O CirCular incorpora os três princípios da economia circular – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

O chefe de design da BMW, Domagoj Dukec conversou com a DesignBoom sobre o conceito, tendo explicado que “um carro sustentável não pode ser apenas reduzir, reutilizar e reciclar materiais, também é necessário repensar a construção, os processos de fabrico e olhar para os nossos fornecedores, bem como os desejos dos clientes.”

A empresa diz que o CirCular “define um monovolume limpo que é ininterrupto da frente para trás. A linha do tejadilho ascendente e o painel da capota inclinado para a frente adicionam dinamismo à silhueta. Abaixo da porta traseira na parte traseira, uma superfície esculpida promove essas impressões com um movimento horizontal impressionante. O corpo é deixado sem pintura, feito de alumínio secundário anodizado ouro claro. Esta aparência mais calma combina com a cor púrpura azulada mais animada na parte traseira, realizada em aço tratado termicamente”.

Dukec acrescenta: “A BMW deve ser icónica. Esta é a maneira de estender o ciclo de vida de um carro. O exterior pretende ser atemporal para que possa ser considerado fresco por mais de uma década. Para fazer isso, precisamos equilibrar minimalismo com expressividade. Tudo se resume a proporções arredondadas e orgânicas, sem linhas de estilo que podem sair de moda com relativa rapidez”.

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