BM prevê “ligeira aceleração” da inflação até final do ano

O Comité de Política Monetária (CPMO) do Banco de Moçambique, prevê uma “ligeira aceleração” da inflação na economia até ao final do ano, mas ainda abaixo dos 6%, segundo um relatório hoje divulgado.

“As perspectivas de curto prazo apontam para uma ligeira aceleração da inflação. Estas perspectivas reflectem o fim da estação fria, o aumento das tarifas na portagem de Moamba e o aumento dos preços dos combustíveis e dos alimentos na África do Sul”, lê-se no relatório ‘Situação Económica e Perspectivas de Inflação’ consultado pela Lusa.

O relatório alerta, no entanto, que “os riscos prevalecentes” para estas perspectivas são as “incertezas” relativamente “ao ajustamento dos preços dos combustíveis a nível interno” e “à magnitude dos efeitos e impacto do fenómeno ‘El Niño’”.

Em Setembro de 2023, as expectativas dos agentes económicos indicam que, em Dezembro de 2023, a inflação anual poderá ser de 5,88%, depois dos 6,39% revelados no inquérito anterior [em Agosto]”, refere o mesmo relatório.

A inflação anual em Moçambique caiu para 4,9% em Agosto, depois de 5,7% em Julho, uma queda atribuída pelo banco central, “principalmente pela queda dos preços dos alimentos, favorecida pelo prolongamento da estação fria, num contexto de estabilidade do metical”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.