Bispo de Pemba pede Luto Nacional pelos milhares de mortos em Palma

O Bispo da cidade de Pemba e presidente da Comissão Episcopal de Justiça e Paz de Moçambique pede ao Governo que decrete Luto Nacional pelos milhares de mortos na vila de Palma, província de Cabo Delgado.

É uma reacção aos dados revelados pelo jornalista e escritor norte-americano, Alex Perry, segundos os quais em Palma morreram 1.357 pessoas durante o ataque terrorista de 24 de Março de 2021. Leia aqui…

http://896.424.mywebsitetransfer.com/totalenergies-permitiu-o-pior-ataque-da-historia-do-petroleo-e-gas/

O bispo, Dom António Juliasse, fez o pedido durante uma homilia com o intuito de permitir que a população possa “chorar e homenagear os mortos” em massacre.

“Se os dados não são refutáveis, então nós tivemos aqui, em Cabo Delgado, um massacre que ninguém mencionou antes. Somadas às outras mortes desta guerra, são milhares de famílias a quem não se prestou condolências”, disse o bispo, citado pela RDP África.

A fonte avança que o bispo se referiu aos resultados da investigação de Alex Perry, dizendo que o Governo e a TotalEnergies omitiram os dados sobre a verdadeira dimensão do ataque.

Esta informação surge numa altura em que a igreja tem manifestado empenho num eventual processo de negociações que erradique o terrorismo em Moçambique, na segunda quinzena no próximo mês.

Para Agosto e Setembro estão agendados encontros em Mocímboa da Praia e Macomia com cerca de 50 líderes religiosos, organizações muçulmanas e cristãs, de acordo com a estação radiofónica.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.