O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) e a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (Biofund) acabam de assinar um memorando de entendimento visando promover estágios para jovens mestrados em Biologia.
A iniciativa enquadra-se no Programa de Liderança para a Conservação de Moçambique (PLCM) e Programa BioEducação, implementados pelo PNG com o objectivo de motivar e atrair jovens qualificados para o sistema nacional das áreas de conservação.
O acordo, que terá duração de dois anos, prevê a cooperação entre as duas entidades na implementação dos planos de estágios e pesquisa nas zonas de protecção.
Espera-se com esta parceria garantir o maior número e qualidade de pesquisas do nível de mestrado em questões relacionadas com a preservação da biodiversidade, através do suporte técnico e supervisão de estudantes por tutores nacionais e internacionais.
Segundo Carolina Hunguana, coordenadora do PLCM, citada pelo “Notícias”, a colaboração vai permitir o fortalecimento da capacidade de formação dos futuros líderes de conservação em Moçambique.
“Os beneficiários terão a oportunidade de fortalecer as suas competências de liderança, através da participação em seminários de troca de experiências promovidos anualmente pelo Parque Nacional da Gorongosa, na província de Sofala”.
O PLCM é financiado pelo Banco Mundial (MozBio2) e implementado pela Biofund, em coordenação com a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), visando reforçar as capacidades e habilidades dos profissionais das zonas de protecção.
Já o Programa BioEducação tem como objectivo melhorar a educação sobre a ciência através da criação de oportunidades de aprendizagem para jovens com base em actividades práticas no PNG.