Biden quer aprofundar relações bilaterais com Moçambique

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, manifestou a intenção de aprofundar as relações bilaterais com Moçambique, numa mensagem de felicitações endereçada ao Presidente moçambicano pela passagem dos 48 anos de independência.

“No próximo ano tenho esperança de que a nossa parceria será mais aprofundada, assim como a amizade entre nossos povos, à medida que avançamos na nossa visão comum de um mundo pacífico, seguro e próspero”, referiu Joe Biden, em comunicado da Presidencia citado pela Lusa.

Segundo o chefe de Estado norte-americano, como membros do Conselho de Segurança da ONU, Moçambique e Estados Unidos têm estado a trabalhar juntos para alcançar a paz global e proteger os valores comuns, incluindo a soberania, a liberdade e a democracia.

“Juntos enfrentamos desafios regionais e globais, incluindo o terrorismo, mudanças climáticas e insegurança na saúde. Também aumentamos nossos níveis de comércio e investimentos bilaterais para promover o crescimento económico inclusivo para os nossos dois países”, acrescenta Biden, no comunicado.

Moçambique celebrou no domingo 48 anos após a proclamação da independência em 1975 pelo então Presidente Samora Machel, após uma luta armada de libertação contra o regime colonial português que durou dez anos.

“Estendo as minhas felicitações ao povo de Moçambique no momento em que celebram o aniversário da independência do vosso país. Nos últimos 48 anos, as nossas relações cresceram para refletir o nosso compromisso comum de alcançar a paz e a estabilidade sustentáveis que todos os moçambicanos merecem”, lê-se na nota oficial do Departamento de Estado.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.