O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, avisou este domingo que a inflação poderá durar “algum tempo”. Isto depois de os números mais recentes terem revelado que, nas últimas semanas, os preços subiram mais do que se estava à espera.
“Vamos viver com a inflação por algum tempo. Vai desagravar-se gradualmente, mas vamos viver com ela por algum tempo”, sublinhou o responsável, de acordo com a agência Reuters, citada pelo jornal Económico.
Os números que foram divulgados na sexta-feira davam conta de que a inflação nos Estados Unidos atingiu 8,4% no período de 12 meses terminado em maio, valor que ficou não só acima das estimativas dos analistas, como correspondeu a um máximo de 40 anos.
Segundo lembra este domingo a Reuters, a administração de Joe Biden considerou, inicialmente, que as pressões inflacionistas seriam transitórias e que se registaria algum alívio à medida que a economia fosse recuperando do impacto da pandemia de Covid-19.
No entanto, tal não se verificou, o que é explicado, pelo menos, em parte pela invasão da Ucrânia pela Rússia, conflito que tem levado a uma escalada dos preços, nomeadamente da energia e dos alimentos.
Em resposta, a Casa Branca tem colocado no terreno várias medidas para baixar os preços, mas tem também frisado que “muita da responsabilidade” pelo controlo da inflação cabe à Reserva Federal dos Estados Unidos.
Deixe uma resposta