Ao todo o Banco de Moçambique recebeu no II semestre de 2024, 809 reclamações por parte de clientes, sendo que deste número, 528 reclamações foram contra os bancos BCI E BIM.
No total das reclamações feitas pelos clientes ao regulador do sistema financeiro nacional, 304 (37,6%) foram contra o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e 269 (27,7%) pesam sobre o Banco Internacional de Moçambique (BIM).
O Absa Bank Moçambique aparece como o terceiro banco com mais registo de reclamações por parte de clientes, 48, representando 5.9%.
O regulador do sistema financeiro diz ainda que do total de 809 reclamações contra um total de 20 instituições financeiras que operam no país, 418 foram contra os serviços de ATM, 141 estão ligadas aos créditos concedidos, 112 contra contas bancárias e 53 contra POS.
Indo ao detalhe, o regulador diz que nas ATM, há mais irregularidades sobre dinheiro não disponibilizado, moeda electrónica e débito em conta bancária.
No crédito bancário, aponta para divergências na execução do contrato de crédito, cobrança de prestações após liquidação do crédito e imputação indevida de crédito. Na conta bancária, tem havido débitos indevidos.
No peso total das reclamações, há instituições com menos de 1% das reclamações, nomeadamente: Vista Bank (0,2%), Fast Capital Bank (0,9%), UBA (0,4%), BNI (0,2%), Socremo Microbanco e Microbanco de Apoio aos Investimentos (ambas com 0,4%) e Confiança Mcb (0,1%).
As duas instituições com mais reclamações (BCI e BIM), possuem mais de um milhão de clientes, cenário que pode de algum modo justificar o elevado número de reclamações.
A informação consta das Estatísticas das Instituições Mais Reclamadas no Segundo Semestre de 2024, do banco central.
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