A Inspecção Nacional de Actividades Económicas (INAE) anunciou que passa a ser proibida a afixação de painéis publicitários com bebidas alcoólicas nas proximidades de instituições públicas, de ensino, hospitais, bem como nas televisões em horários inapropriados.
Falando ontem, quinta-feira (04), a directora nacional de Educação, Desporto e Cultura da INAE, Leonor Mabutana, em conferência de imprensa sobre o balanço das actividades realizadas em Junho último, destacou que a medida visa deixar de expor publicidade sobre bebidas alcoólicas a menores de idade, pois “nos últimos tempos tem se registado um consumo massivo de bebidas alcoólicas pelos mesmos”.
Citada pela AIM, a fonte explicou que a publicidade de bebidas alcoólicas não deve estar disponível em qualquer lugar, principalmente para menores de idade, realçando que as actividades de fiscalização desta medida iniciaram a 26 de Junho último, em todo o país.
Segundo Mabutana, a publicidade do tabaco passa também a ser proibida. “Por isso, o INAE vai suspender a publicidade do tabaco em painéis, órgãos de comunicação social, panfletos e revistas”, acrescentou, exortando os agentes publicitários a deixarem uma distância mínima de 500 metros de instituições públicas, como escolas, hospitais, hotéis e postos policiais.
“A medida é resultado da implementação do Decreto 38/2016, de 31 de Agosto, que aprova o código de publicidade”, sublinhou.
(Foto DR)
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