As Pequenas e Médias Empresas (PME’s) do Vale do Zambeze e do Corredor de Nacala vão beneficiar de 15 milhões de dólares financiados pelo Banco Mundial, no âmbito do projecto de ligações económicas denominado Conecta Negócios.
O projecto é coordenado pelo Ministério da Economia e Finanças, devendo ser implementados no centro e norte de Moçambique, nas zonas dos mega-projectos,
Avança o Notícias, que o projecto faz parte do Fundo Catalítico para Inovação e Demonstração, prevendo a criação de empresas de pequena e média dimensão.
A perspectiva é de se criarem cerca de 10 mil empresas de media dimensão e nove mil de pequenas, de modo a atenderem as necessidades e demanda dos mega-projectos.
O Governador da Zambézia, Pio Matos disse, esta semana, no lançamento da III edição do projecto, que o Fundo deverá melhorar o desempenho económico das empresas, prevendo um maior impulso para o sector privado.
As subvenções do fundo variam de 50 mil a 400 mil dólares com uma participação de 30% para as empresas apuradas por concurso. As candidaturas estão abertas durante três meses. A empresa interessa da deve estar registada na base de dados dos mega-projectos ou ter participado de um programa de formação das grandes empresas.
Deixe uma resposta