No primeiro semestre deste ano, mais de 400 queixas contra os serviços prestados pelas instituições bancárias e de moeda electrónica que operam em Moçambique deram entrada no Banco Central, avança um comunicado publicado hoje pela instituição e consultado pelo MZNews.
No total, o Banco de Moçambique (BM) recebeu 436 queixas, e a maior parte são contra bancos e micro-bancos. Um total de 344 queixas foi feita contra bancos, 90 contra micro-bancos e duas contra um serviço de carteira móvel.
O banco que lidera a lista de queixas é o Millennium bim com 125, e o banco com menos reclamações é o United Bank for Africa (UBA), com duas. Da nota do BM, compreende-se que quanto maior for a carteira de clientes do banco maior o número de queixas. No caso, o Millennium bim tem mais de um milhão de clientes e o UBA tem entre 100 e 200 mil clientes, apesar de o banco com o menor número de clientes ser o BNI – menos de mil – ter o registo de três queixas.
Quanto a instituições de moeda financeira, o BM não apresenta uma estimativa de número de clientes, mas refere que foi o M-pesa, da rede de telefonia móvel Vodacom, a única visada, com o registo de duas queixas.
As reclamações, para quase todos as instituições financeiras, cuja lista completa pode verificar aqui, incidiram a sobre ATM, conta bancária, crédito, central de registos de crédito, cartão bancário e transferência, segundo a nota.
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