Moçambique perde mais de 100 mil milhões de meticais todos os meses devido às recorrentes falhas do sistema bancário nacional, de acordo com uma análise do Centro de Integridade Pública (CIP).
“Falhas Contínuas do Sistema de Pagamentos Podem Custar mais de 103,54 milhões de meticais por mês à Economia, e trimestralmente cerca de 310,62 milhões de meticais”, diz o CIP.
De acordo com a instituição, nos últimos dias, mais de 17 milhões de contas bancárias em Moçambique sofreram com as falhas do sistema de pagamento SIMO Rede. Isto terá resultado na perda diária mínima de 3,34 milhões de meticais.
Na óptica do CIP, esses problemas revelam a ineficiência do Banco de Moçambique como regulador do sistema bancário nacional.
“Esta crise não só afecta directamente a economia, mas também mina a confiança dos cidadãos, empresas e instituições financeiras no sistema bancário nacional”, lê-se.
A ONG entende que “pesar da situação exigir uma resposta urgente e coordenada para mitigar os prejuízos e restaurar a confiança no sistema financeiro, verifica-se um desalinhamento entre os bancos comerciais e o Banco de Moçambique, o regulador do sistema financeiro, que é o principal responsável pela garantia de um sistema de pagamentos nacional funcional e eficiente”.
Deixe uma resposta