A partir de hoje, 21 de Dezembro, o BancABC passa a designar-se Access Bank Mozambique, na sequência da finalização do processo de fusão das duas instituições bancárias, agora unidas numa só, lê-se numa nota de imprensa que o MZNews teve acesso.
Com a fusão dos dois bancos, o Access Bank Mozambique passa a ter uma estrutura de capital ainda mais robusta, que suporta o seu crescimento sustentável e assegura que os clientes beneficiem das inúmeras vantagens de fazer parte de um dos maiores grupos financeiros do continente Africano.
A aquisição do BancABC pelo Access Bank esteve sujeita ao cumprimento de várias condições precedentes que, entre outras, incluíram aprovações regulamentares do Banco Central de Moçambique, das autoridades locais e regionais e da autoridade da concorrência, entre outras entidades relevantes.
Segundo a nota de imprensa enviado a nossa redacção, já em Setembro de 2020, o Access Bank Mozambique SA, a Atlas Mara Limited e o ABC Holdings Limited anunciaram a assinatura do acordo definitivo relativo à proposta de aquisição do BancABC, SA pelo Access Bank Mozambique SA.
Já em Maio deste ano, o Access Bank Mozambique finalizou o processo de aquisição do BancABC Mozambique, iniciando assim uma nova fase da sua história no país. Nesta fase, as duas instituições – Access Bank e BancABC – continuaram a desenvolver actividades de forma autónoma, mas já sob a alçada do Grupo Access Bank.
A finalização do processo de aquisição do BancABC Moçambique permitiu, entretanto, que o Access Bank Mozambique se posicionasse, desde então, como um dos 8 maiores bancos no país, fortalecendo o mercado financeiro.
Com a conclusão do processo de aquisição e com as aprovações do Banco de Moçambique, as duas entidades iniciaram um processo de fusão que foi finalizado esta terça-feira, com o objectivo de tornar os dois bancos num só.
“Esta operação representa um grande passo para o sector bancário no mercado moçambicano, consolidando a estratégica alargada do Access Bank e o objectivo de, também em Moçambique, ser um banco de referência”. “O nosso objectivo é contribuir para o crescimento exponencial do país nas próximas décadas, criando bases financeiras sustentáveis que melhorem a vida dos moçambicanos”, apontou Marco Abalroado, Administrador-Delegado do Access Bank Mozambique, citado no comunicado.
O Grupo Access Bank Plc continua a expandir o seu negócio no continente africano na perspectiva de crescer e de se fortalecer como referência africana na banca mundial.
Actualmente com 49 milhões de clientes, o Access Bank é o banco africano com o maior número de clientes e um dos mais bem capitalizados a nível do continente.