BAD vai dar consultoria ao projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa

BAD vai dar consultoria ao projecto hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinou, esta terça-feira, um acordo com o Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, para prestar serviços de consultoria para o desenvolvimento do projecto.

A barragem de Mphanda Nkuwa, de 1.500 MW, a ser construída no rio Zambeze, província de Tete, está orçado em 4,5 mil milhões de dólares. Espera-se que o projecto Mphanda Nkuwa atinja o encerramento financeiro no final de 2024; a entrada em funcionamento está prevista para 2031.

Prevê-se que Mphanda Nkuwa tenha um dos custos de produção de electricidade mais baixos da região.

O acordo foi assinado por Carlos Yum, Director do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa e por Dr. Kevin Kariuki, Vice-Presidente do BAD para Energia, Clima Energético e Crescimento Verde.

“O BAD assegurará que as normas ambientais, sociais e de governação de classe mundial e os padrões associados sejam respeitados durante o desenvolvimento, e que o projecto seja atractivo para os promotores, financiadores e investidores respeitáveis, a fim de assegurar um poder competitivo e de menor custo para Moçambique e para a região”, disse o Sr. Yum.

O projecto Mphanda Nkuwa está incluído no Plano Director do Sector Energético Nacional de Moçambique 2018-2043 como uma prioridade nacional, bem como um investimento prioritário para o Plano de Pool de Energia da África Austral.

O Presidente Filipe Nyusi de Moçambique e o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, testemunharam a assinatura.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.