O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou uma subvenção de 47 milhões de dólares para a primeira fase do desenvolvimento da Zona Especial de Processamento Agro-industrial na província do Niassa, no norte do país.
Trata-se de um fundo que visa apoiar estratégias para melhorar a produtividade agrícola e o desenvolvimento do agro-negócio na província do Niassa, refere um comunicado de imprensa do BAD citado pela Lusa.
“Esta iniciativa está de acordo com a Estratégia Nacional de Desenvolvimento de Moçambique [ENDE] 2015-2035, que visa melhorar as condições de vida da população através da transformação estrutural da economia e da expansão e diversificação da base de produção”, refere-se no comunicado.
O valor vai servir para reforçar a capacidade institucional e o ambiente empresarial para o desenvolvimento agro-industrial, bem como o desenvolvimento da cadeia de valor agrícola na província.
O comunicado do BAD acrescenta que o projecto basear-se-á numa longa lista de intervenções do Banco no norte do país, para o fornecimento de infraestruturas e irá desbloquear, a partir do Niassa, o potencial agrícola do corredor de Nacala.