Autárquicas/Kampfumu: Renamo não vai concorrer às eleições enquanto não forem demitidos os directores do STAE

Autárquicas/Kampfumu: Renamo não vai concorrer às eleições enquanto não forem demitidos os directores do STAE

O partido Renamo não vai concorrer novamente às eleições autárquicas em algumas mesas de assembleia de votos na cidade de Maputo enquanto se mantiverem os directores do Secretariado Técnico da Administração Estatal (STAE) e presidentes de comissões de eleições envolvidos nas fraudes eleitorais de 11 de Outubro.

“Não vamos aceitar nenhum resultado desta natureza e não vamos aceitar ir às eleições com as mesmas pessoas que foram responsáveis pela falsificação dos resultados e crimes eleitorais cometidos”, avisou, Venâncio Mondlane.

A Renamo exige à Procuradoria-Geral da República a detenção e acusação criminal dos directores de eleições envolvidos nas fraudes. “… e a Comissão Nacional de Eleições deve, rapidamente, afastar, administrativamente, todos eles, colocando novas pessoas, com base num consenso para nós avançarmos para as próximas etapas. Fora disso, vamos até as últimas consequências”.

A Renamo submeteu recursos em tribunais de cinco distritos, Kampfumu, Nlhamankulu, Kamavota, Kamaxaquene e Kamubucuana. Neles ficaram provadas as falsificações de editas e actas apresentados, de acordo o candidato da Renamo.

“A lei eleitoral diz, claramente, que a responsabilidade criminal é mais grave quando os actos criminais são cometidos por agentes dos órgãos eleitorais”, disse, vincando que, por ser do conhecimento dos tribunais, “esses agentes devem cessar funções imediatamente”.

Falando à imprensa na manhã de hoje, o cabeça de lista do partido, pela autarquia de Maputo, apontou os nomes vinculados às fraudes eleitorais detectadas nas respectivas assembleias de voto.

Trata-se do Director Provincial do STAE na cidade de Maputo, Pascoal Zunguze; a Presidente da Comissão Provincial de Eleições, Ana Chemane; o Director Distrital do STAE, Rui Janeiro, e o Presidente da Comissão Distrital de Eleições, Francisco Livele, ambos do distrito municipal de Kampfumo; o Director Distrital do STAE, Afonso Pelembe, e [sem função indicada] Rafael Bernardo, de Kamavota; o Presidente da Comissão Distrital de Eleições, Vasco Lança, a Directora Distrital do STAE, Beatriz Ubisse, de Kamaxaquene; [sem função indicada] Sérgio Mucavele, e o Presidente da Comissão Distrital de Eleições, Cassiano da Silva, de Nlhamankulu; e, o Director Distrital do STAE, Rodrigues Bambo, e o Presidente da Comissão Distrital de Eleições, Dércio Macamo, de Kamubucuana.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.