A Comissão Nacional de Eleições (CNE) reuniu-se hoje, em Maputo, com os partidos políticos e coligações partidárias para partilhar dados do recenseamento eleitoral e anunciar a data de início de entrega de candidaturas para as eleições autárquica de 11 Outubro.
A CNE revelou que durante o processo de recenseamento eleitoral, foram recenseados mais de 8.700.000 potenciais eleitores.
“Os brigadistas conseguiram recensear o total de 8.723.805 eleitores. Nas circunscrições autárquicas foi possível recensear-se 4.817.702 potenciais eleitores”, disse, Paulo Cuinica, porta-voz da CNE, citado pela Rádio Moçambique.
Por outro lado. Cuinica garantiu que todas as questões financeira para a realização das eleições estão a ser acauteladas junto do Ministério da Economia e Finanças.
“Nós estamos permanentemente no Ministério da Economia e Finanças a tentarmos resolver os passos seguintes. Até aqui as actividades tem sido realizadas com normalidade e esperamos que nada poderá, em termos financeiros, prejudicar o processo eleitoral”, frisou.
Relativamente à entrega de candidaturas de partidos políticos e coligações partidárias inscritas para as sextas eleições autárquicas no país , a CNE disse que o processo vai iniciar na próxima quinta-feira. Para já, estão inscritas na CNE 23 formações políticas, entre as quais 18 são partidos políticos, duas coligações e três grupos de cidadãos eleitores.
No encontro, a CNE apresentou, igualmente, os procedimentos para a apresentação das candidaturas.
“Este é um momento extremamente importante e crítico porque, na realidade, nos preparamos para que as eleições sejam realizadas. ”, disse o Presidente da CNE, Dom Carlos Matsinhe.
Deixe uma resposta