Aumentam casos de migração ilegal e tráfico de crianças entre Moçambique e África do Sul

Aumentam casos de migração ilegal e tráfico de crianças entre Moçambique e África do Sul

A pobreza extrema e orfandade são apontadas como um das principais causas do aumento de casos de migração ilegal e tráfico de menores nas fronteiras entre Moçambique África do Sul.

Segundo os dados apresentados pela coordenadora do grupo de referência nacional de protecção a criança, combate ao trafico de pessoas e migração ilegal, apontam para o registo de quatro casos suspeitos.

Márcia Pinto, citada pela Rádio Moçambique, referiu que as crianças traficadas para a África do Sul vivem em situações de risco e de abusos, incluindo os sexuais, com acesso limitado a necessidades básicas como saúde, abrigo, educação, alimentação e vestuário.

“Além disso, a falta de documentação e a situação legal mal-entendida na África do Sul coloca muitas crianças em perigo de detenção e de deportação forçando-as a viver na clandestinidade”, disse.

Ela falava em Maputo durante a reunião de coordenação transfronteiriça entre Moçambique e África do Sul para combater os casos de trafico e migração ilegal de menores.

Márcia Pinto entende que o sucesso do combate a migração e tráfico de menores depende dos dois países.

(Imagem: DR)

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.