Auditadas para certificação mais de 20 empresas na cadeia de carvão, petróleo e gás

Cerca de vinte empresas nas cadeias de carvão, petróleo e gás natural receberam auditorias externas para beneficiarem de certificação, como forma de responder a um dos principais constrangimentos que afecta o desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), nacionais.

Este acto enquadra-se no âmbito do Programa Nacional de Certificação Empresarial (PRONACER) implementado pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) em parceria com o Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ) e a Fundação para a Melhoria do Ambiente de Negócios (FAN).

Neste contexto, a CTA procedeu ontem, em Maputo, à entrega do primeiro diploma de certificação à empresa MOZComputers, com ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade).

O PRONACER, lançado em 2019, tem como principal objectivo assegurar a participação efectiva e sustentável das em- presas nacionais na cadeia de valor da exploração dos recursos naturais.

Neste programa, que é comparticipado em 50 por cento pelas empresas participantes, inscreveram-se 155 a nível nacional, das quais cerca de 80% manifestou interesse pela ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade), ISO 45001 (Saúde e Segurança no Trabalho) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).

No âmbito da iniciativa, cem empresas beneficiaram de capacitação sobre a importância, necessidade e tipos de certificação requeridas para fazer negócios com as multinacionais. Foi entregue ontem o primeiro diploma de uma empresa certificada no âmbito do PRONACER, e ainda este ano serão entregues às restastes 19 instituições.

Durante a sua intervenção, o presidente da CTA, Agostinho Vuma, incentivou as empresas a aderirem à certificação, “porquanto num mundo cada vez mais interligado onde os processos de produção se encontram dispersos, a oferta de serviços de qualidade constitui um dos principais requisitos para fazer parte de cadeias de valor global”.

“Neste âmbito, a certificação concorre para a melhoria da imagem da empresa e é uma ferramenta para transmitir credibilidade dos seus produtos, do que resulta uma maior exposição aos mercados doméstico e global”, salientou. Por seu turno, o Director-Geral do INNOQ, Geraldo Albazine, instou a MOZ Computers a continuar a melhorar os seus processos até atingir a excelência.

Ainda no âmbito da materialização do Plano Estratégico da CTA 2021-2024, que dentre outros objectivos visa o aumento da competitividade das micro, pequenas e médias empresas moçambicanas está prevista a certificação de mais 15 empresas, com foco para a província de Cabo Delgado no âmbito do projecto “+Emprego” implementado pela agremiação com financiamento da União Europeia e Instituto de Camões.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.