Os residentes do distrito de Memba, na província de Nampula, que haviam abandonado as suas residências devido aos recentes ataques terroristas no Posto Administrativo de Chipene, começam, na quarta-feira, a retornar para suas casas.
Segundo a Rádio Moçambique, que cita o Administrador de Memba, Juma Assane, as autoridades locais já disponibilizaram transportes para a retirada das famílias refugiadas em Nacala-a-Velha e Nacala Porto.
O Administrador garantiu que neste momento a segurança foi reestabelecida pelas Forças de Segurança que estão a monitorar a situação no terreno.
No entanto, Juma Assane demonstrou preocupação por haver cidadãos a expropriar os bens das pessoas que ainda não chegaram às suas residências.
“Esta é uma situação que nos preocupa bastante, daí que apelamos à população para que regresse à casa. Neste momento, a nossa força já se encontra no terreno e apelamos aos funcionários públicos que se façam presentes nos seus sectores”, disse Assane, para quem “não há razão para se ausentarem”.
Recentemente, o Secretário de Estado de Nampula, Mety Gondola esteve no distrito de Memba onde apelou para as autoridades de segurança manterem contacto com a população.
Deixe uma resposta