A Associação Moçambicana de Energias Renováveis (AMER) e a Associação Angolana das Energias Renováveis (ASAER) representados pela Miquelina Menezes e Alda Manuel respectivamente, formalizaram no dia 25 de Maio de 2022 um acordo de colaboração para promover as energias renováveis.
Este acordo dá inicio a várias colaborações em diversas actividades, entre as quais se destacam: o apoio mútuo entre ambas as associações na organização de grupos de trabalhos com os seus associados, preparação de eventos internos e outras actividades específicas para o desenvolvimento de sector de energia em Moçambique e Angola.
Miquelina Menezes, membro da Direcção da AMER, durante a assinatura do MoU disse que: “Este Memorando de Entendimento é sem dúvida um início de muita colaboração para ambas as associações.Nós como AMER, esperamos em breve e de forma efectiva, dar início às actividades proposta por ambas associações em prol das Energias Renováveis para Moçambique e Angola”.
De igual modo, Alda Manuel, membro da Direcção da ASAER durante a assinatura afirmou o seu compromisso com a a AMER e disse: “Esperamos promover a inserção massiva das energias renováveis entre os dois países e influenciar a cooperação entre stakeholders angolanos e moçambicanos. A ASAER acredita na partilha de informação e conhecimento em prol da criação e desenvolvimento de novos projectos, por isso ansiamos criar actividades conjuntas como workshop, trainings, grupos de trabalho e publicação de relatórios a nível das novas energias renováveis”.
A AMER é uma associação sem fins lucrativos, funcionando como uma voz comum do sector das Energias Renováveis no país, bem como promover a consciencialização e divulgação do aproveitamento e valorização dos recursos naturais renováveis para o desenvolvimento sustentável. Por seu lado, a ASAER é uma associação sem fins lucrativos, de carácter voluntário, que tem como objecto e finalidade, entre outras, a integração, coordenação, representação e defesa dos interesses comuns dos seus associados no desenvolvimento dos sectores de geração de energia renovável em Angola.
Ambas as associações estão focadas nas energias renováveis, actuando como um instrumento essencial para a participação e consciencialização da valorização dos recursos naturais de energia renovável para o desenvolvimento junto dos seus associados.
Com certeza a ASAER-AMER é uma porta aberta de novas oportunidades para os associados de ambas as associações.
Deixe uma resposta