O Presidente da Republica, Filipe Nyusi diz que as drogas são uma ameaça à nossa estabilidade e ao desenvolvimento harmonioso do país, pois, além de destruir a saúde do consumidor, arruínam as famílias.
Numa mensagem dirigida por ocasião do Dia Internacional da Luta contra o Abuso e Tráfico de Drogas, que hoje se assinala, Nyusi referiu igualmente que a droga destrói o tecido social das gerações, causa perturbações na economia, além de fomentar a violência e as actividades criminosas.
O Presidente da Republica reconhece que os dados disponíveis em Moçambique, relativamente ao abuso e tráfico das drogas, incluindo o álcool sobretudo por parte de jovens, são bastante preocupantes.
Dai que, de acordo com o Chefe do Estado, o seu combate exige, o envolvimento de toda a sociedade, trabalhando em coordenação com as autoridades, em todas as fases da sua cadeia, desde a origem ao destino, sensibilizando a sociedade sobre os seus malefícios, reprimindo a sua produção, comercialização e uso.
“O nosso apelo aos jovens e adolescentes é para dizerem NÃO ÀS DROGAS e quem já é dependente, aconselhámo-lo a procurar tratamento. Aos pais, encarregados de educação e às escolas, apelamos para um acompanhamento de perto e permanente dos seus filhos, educandos ou estudantes para que não caiam nas redes dos traficantes e consumidores”, disse Filipe Nyusi.
Contudo, o Chefe de Estado reconheceu o papel positivo desempenhado pelo Gabinete de Combate às Drogas, instituições da Defesa e Segurança, organizações não-governamentais e a sociedade civil, em actividades de educação e advocacia contra o consumo e tráfico ilícito de drogas.
(Imagem:DR)
Deixe uma resposta