Artista autraliano cobra um valor “pesado” por um pedaço de pepino

Artista autraliano cobra um valor “pesado” por um pedaço de pepino

O mundo das Artes consegue (sempre) surpreender-nos. Depois do famoso caso de uma banana colada com fita-cola, agora a ‘protagonista’ é outra: uma rodela de pepino de um hambúrguer do McDonald’s que um artista australiano mandou até ao teto.

O artista australiano Matthew Griffin está a cobrar 6,1 mil euros (mais de 400 mil meticais), por uma obra, que consiste num único pedaço de pepino arrancado de um hambúrguer do McDonald’s e atirado para o tecto da Galeria Michael Lett, em Auckland, Nova Zelândia.

Segundo a galeria, a peça intitulada “Pickle”, constitui um gesto “provocatório”, que questiona o que realmente tem valor.

É uma das quatro novas obras em “Belas Artes”. Pelo valor cobrado, alguns apreciadores consideram-no “genial” e “brilhante”, enquanto outros chamam-lhe “idiota”.

Um dos críticos salientou o abismo entre a forma como o gesto é tratado numa galeria, em comparação ao restaurante, lembrando que “foi expulso de um McDonald’s pela polícia por fazer isto quando era adolescente, agora é arte”.

A peça faz lembrar a obra de arte do artista italiano Maurizio Cattelan, chamada “Comedian”, uma banana colada à parede de uma galeria em Miami, em 2019, que foi vendida por 108 mil euros (7.049.918,82 meticais), e que foi depois arrancada da parede e comida pelo artista americano David Datuna.

Parte do objectivo da obra é gerar respostas e reacções diferentes, de acordo com Ryan Moore, o Director de Belas Artes, que representa Griffin.

“Uma resposta humorística à obra não é inválida, não faz mal, porque é engraçada”, disse.

Moore aprecia o trabalho de Griffin porque, além de usar o humor como dispositivo, segue as tradições da arte contemporânea e questiona “a forma como se gera valor e significado entre as pessoas”.

“Em geral, não são os artistas que decidem se algo é arte ou não, são eles que fazem as coisas. Se algo é valioso como obra de arte é a forma como nós, enquanto sociedade, escolhemos usá-la ou falar sobre ela”, realçou.

 

No Instagram, a Fine Arts Sydney mostra uma fotografia da obra de arte e explica que “‘Pickle’, 2022, de Matthew Griffin, é uma escultura que detém uma fatia de pickle de um ‘cheeseburguer’ do McDonald’s, atirado contra o teto”.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.