Arquivos secretos revelam planos da marinha russa para atingir alvos dentro da europa com mísseis “nucleares”

Arquivos secretos revelam planos da marinha russa para atingir alvos dentro da europa com mísseis “nucleares”

Arquivos secretos revelam treino de militares da marinha de guerra russa para atingir locais dentro da Europa com mísseis com capacidade nuclear, caso se desabroche um conflito com a NATO.

De acordo com o Financial Times, os documentos demonstram mapas de alvos altamente distantes quanto a costa oeste da França e Barrow-in-Furness, no Reino Unido. Os mesmos já foram apresentados oficiais que antecede a invasão em grande escala da Ucrânia.

Segundo a publicação, a Rússia imaginou o alcance desastrosos a alvos ocidentais muito além das suas fronteiras com a NATO.

Os arquivos, elaborados entre 2008 e 2014, incluem uma lista de alvos para mísseis que podem carregar ogivas convencionais ou armas nucleares tácticas. Oficiais russos destacam as vantagens de usar ataques nucleares em um estágio inicial.

A apresentação também indica que a Rússia manteve a capacidade de transportar armas nucleares em navios de superfície, uma capacidade que, segundo especialistas, carrega riscos extras significativos de escalada ou acidentes.

O documento observa que a “alta manobrabilidade” da Marinha permite que ela conduza “ataques repentinos e preventivos” e “ataques massivos de mísseis… de várias direções”. Ele acrescenta que as armas nucleares são “como regra” designadas para uso “em combinação com outros meios de destruição” para atingir os objetivos da Rússia.

Os mapas, que foram feitos para fins de apresentação e não para uso operacional, ilustram uma amostra de 32 alvos da NATO na Europa para as frotas navais da Rússia.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.