Depois de sucessivos adiamentos Moçambique poderá finalmente fechar este ano um acordo de exportação de mão-de-obra para o Reino da Arábia Saudita.
O compromisso foi assumido há dias pela ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, e pelo embaixador do Reino da Arábia Saudita em Moçambique, Fahd Abdullah Aleisa, durante uma audiência, avança o “Noticias”.
“Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para solicitarmos apoio de Vossa Excelência na busca de vias céleres na troca de correspondência entre as partes, incluindo na obtenção da resposta a proposta moçambicana enviada à contraparte em Maio do corrente ano.
Manifestamos a nossa disponibilidade de assinarmos o acordo na melhor oportunidade, de preferência durante uma visita ministerial ao Reino da Arabia Saudita”, disse Margarida Talapa.
Entretanto, Talapa lamentou, o facto de, decorridos sete anos desde o início da negociação, o acordo ainda não tenha sido assinado, por falta de consenso sobre pequenos aspectos, passíveis de serem ultrapassados.
Sabe-se que até ao início das conversações, em 2015, havia cerca de 40 moçambicanos a trabalharem na Arábia Saudita, na sua maioria empregados nas fábricas de processamento de alumínio, cuja contratação foi por via de admissão directa.
A ideia é que isso passa a ocorrer por via de acordo entre os dois governos.
Deixe uma resposta