Alguns distritos da província de Maputo poderão registar circulação condicionada nos próximos dias, devido ao aumento do caudal dos principais rios da região sul do país.
O facto surge na sequência das chuvas que caem localmente e em alguns países vizinhos, situação que está a ditar o aumento dos níveis de escoamento, devido a saturação das barragens de retenção de água.
O Director da Divisão de Gestão da Bacia Hidrográfica do Umbeluzi, explica que desde o passado mês de Dezembro, o país tem estado a receber escoamentos significativos do Reino de Eswathini e da África do Sul.
Em face desta situação Jaime Timba, avança que a partir desta quarta-feira, as barragens da região sul do país, deverão incrementar os seus volumes de descargas, facto que poderá inundar algumas vias de acesso e campos agrícolas.
O Director da Divisão de Gestão da Bacia Hidrográfica do Umbeluzi, reitera o apelo para retirada das famílias que residem nas zonas ribeirinhas dos principais rios de Maputo, com destaque para as bacias de Maputo, Incomáti e Umbeluzi.
A Ara Sul, prevê a inundação de campos agrícolas e circulação condicionada nos troços Maragra-Machubo, Maragra-Calanga, Magude-Chinhanguanine, Magude Motaze, bem como em vias secundárias e terciárias.