A Administração Regional de Águas do Sul – Ara Sul, garante haver disponibilidade de água para o consumo no país nos próximos dois anos. A garantia foi dada na última sexta-feira, pela instituição após uma reunião para avaliar os prováveis impactos da época chuvosa 2023/2024.
Na ocasião, a Ara Sul, revelou, no entanto, que há barragens que ficaram danificadas na última época chuvosa.
Para já, decorrem trabalhos de correção de anomalias identificadas nas barragens, na última época chuvosa.
De acordo com a instituição, “de forma recorrente, a época chuvosa tem causado inundações e consequentes perdas significativas às famílias em todas as regiões do país”. Por isso, “apela-se para a necessidade de medidas de precaução”.
“A Ara Sul apela a população que se encontra em zonas propensas a inundações a tomar medidas face aos alertas emitidos”, frisou a instituição.
As declarações da Ara Sul, surgem num momento em que aumentam, no país, as alertas sobre a ocorrência do fenómeno “El Niño”, caracterizado pela subida de temperatura e redução de chuvas nos próximos meses, o que pode resultar em fome para as populações.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o fenómeno poderá afectas as regiões sul e centro de Moçambique, provando desta forma, a seca devido à escassez da chuva.
Esta é uma situação que já está a afectar algumas regiões do mundo, particularmente a África Austral.
Deixe uma resposta