O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) apreendeu esta sexta-feira (21), na cidade da Beira, província de Sofala, centro de Moçambique, 287 quilos de metanfetamina.
A droga teria sido descarregada no alto mar a partir de um navio que ostentava bandeira estrangeira.
Em conexão com o caso foram detidos três suspeitos, dois tanzanianos e um moçambicano.
Um telefone satélite, e quatro viaturas que seriam usadas para transportar a droga foram apreendidos.
O porta-voz do SERNIC em Sofala, Alfeu Sitóe, revelou que as investigações preliminares revelam que os detidos fazem parte de uma rede internacional de narcotráfico.
“Os dois cidadãos de nacionalidade tanzaniana dizem que foram contratados a partir de Joanesburgo, na Africa do Sul, para trabalhar e que foram pagos passagens aéreas e desembarcaram, na cidade da Beira, a 12 de Janeiro último”, explicou o porta-voz.
Acrescentou que a hospedagem dos detidos teria sido custeada pelo suposto patrão que “ate aqui ainda não foi neutralizado”.
Segundo Sitóe, não ha duvidas que a tipificação deste crime ultrapassou “o uso e consumo” de drogas.
O moçambicano, por sinal proprietário de uma das viaturas apreendidas, disse que teria sido apenas contratado para transportar os sacos para a cidade de Maputo, a capital do país, remetendo a responsabilidade de esclarecer os contornos do caso aos outros integrantes do grupo. (Texto: AIM)
Deixe uma resposta